PRÓTESE DE MAMA

Cirurgia plástica para modelar as mamas com auxílio de próteses de silicone
Cirurgia Plástica
Prótese de Mama / Silicone Mamas / Aumento das Mamas / Prótese Mamária

segundo lugar no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e nos Estados Unidos, perdendo apenas para a lipoaspiração.

O que é a Cirurgia de Prótese Mamária?

O aumento de mamas ocupa o segundo lugar no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e nos Estados Unidos, perdendo apenas para a lipoaspiração. Pode ser realizada para melhorar o contorno corporal; mudar o formato da mama após a amamentação; tornar as mamas assimétricas e auxiliar na correção/reconstrução após remoção de tumor.

A prótese mamária pode ser preenchida por silicone ou solução salina; ser lisa ou texturizada, além de apresentar vários formatos que devem ser escolhidos pelo cirurgião e a paciente. A escolha do tipo de incisão e o plano de colocação da prótese também devem ser decididos por ambos.

As incisões mais comuns são a:

  • Periareolar:  Forma de meia lua que fica na região da aréola;
  • Inframamária: Onde a cicatriz fica escondida no sulco da mama e é o acesso mais utilizado pelos cirurgiões;
  • Transaxilar: A cicatriz fica na axila, deixando a mama livre. Indicada para pacientes com histórico de queloide.

A colocação da prótese pode ser por baixo do músculo (submuscular), por cima do músculo (subglandular), por cima do músculo e abaixo da fascia peitoral (subfascial) ou parcialmente abaixo do músculo (parte inferior fica sob a glandula mamária, chamada Dual plane).

1 - posição do implante no plano submuscular 2 - posição do implante no plano subfascial 3 - posição do implante no plano submuscular no polo superior e plano subglandular na parte inferior (Dual plane) 4 - posição do implante no plano subglandular

A cirurgia de aumento de mama é realizada em centro cirúrgico, em ambiente hospitalar, com anestesia geral. Habitualmente, a paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Qual é a média de vida útil de um implante?

Os implantes não são dispositivos para toda a vida; portanto, é provável que precisem ser substituídos em algum momento. O tempo de duração varia de mulher para mulher. Algumas podem precisar de cirurgia para substituição logo alguns anos depois, e outras podem ficar com o mesmo implante durante 10 a 20 anos.

Existem várias razões pelas quais a mulher necessite de uma cirurgia de substituição. Algumas vezes é só uma questão de preferência como, por exemplo, mudança de tamanho ou mudança de estilo do implante; outras vezes é necessário realizar uma remoção ou substituição devido a alguma complicação como esvaziamento ou deslocamento do implante.

Quanto tempo devo esperar para voltar a fazer exercícios ou alguma outra atividade vigorosa após a cirurgia de implante?

O tempo de recuperação varia de mulher para mulher e de acordo com a técnica cirúrgica empregada. O tempo médio para voltar completamente às atividades físicas é de quatro a seis semanas; mas é importante seguir as recomendações médicas, sempre.
Também é importante não deixar o suor penetrar na incisão enquanto ela estiver cicatrizando. Portanto, prive-se de atividades e bronzeamento até que a incisão esteja inteiramente fechada e cicatrizada. Não se exceda em nenhuma atividade cedo demais, principalmente nas que requerem o uso da parte superior do corpo. Deixe seu corpo descansar e curar-se. Você deve evitar ao máximo a formação de edema ao redor do implante.

Caminhar geralmente é recomendado para aumentar a circulação do sangue. Quanto maior o implante, maior será o peso da mama. Você deve usar um bom porta-seios para suporte ao correr, para diminuir os puxões da pele e a ptose (queda) da mama.

Perderei a sensibilidade do mamilo?

Pode haver mudança na sensibilidade do mamilo depois da cirurgia de implante, que pode aumentar ou diminuir. Essa mudança varia de perda total da sensibilidade a intensa sensibilidade, temporária ou permanente.

Devo estar com meu peso ideal antes de ser submetida a um procedimento de implante de mama?

Você deve estar bem perto de seu peso ideal, já que uma perda significativa de peso após o implante de mama pode alterar os resultados de uma forma que não lhe seja satisfatória. Pode ocorrer alguma ptose (queda) e uma redução do tamanho. Um ganho significativo de peso também pode causar um aumento no tamanho da mama.

Tenho mais de 50 anos de idade. Sou velha demais para receber implantes de mama?

Uma boa saúde geral é o que importa, e não a idade.

O que acontece durante a gravidez?

Cada mulher é diferente antes e depois da gravidez. Suas mamas aumentarão e passarão por todas as mudanças comuns relacionadas ao período. O aumento varia de mulher para mulher e o tamanho dos implantes também vai contribuir para isso.

Poderei amamentar?

Muitas mulheres com implantes de mama amamentam seus bebês com sucesso.
Porém, eles podem interferir na capacidade de algumas; e o local da incisão periareolar tem maior probabilidade de afetar essa capacidade. Algumas mulheres têm mastite, inflamação dos ductos mamários, nessa fase. O uso de antibiótico logo que os sintomas aparecem, pode diminuir a probabilidade de ocorrer esse problema.

Saiba mais sobre prótese de mama, clicando aqui.

Agenda Disponível!

Entenda o segredo de mais de 28 anos de sucesso!