Olheiras

Causas e tratamentos das olheiras
Dermatologia e Cosmiatria
Olheiras / Tratamentos para olheiras

Existem vários tipos de olheiras e as causas vão desde a hereditariedade até alergias e respiração bucal. Há a necessidade de diagnosticar o tipo de problema para saber qual é o melhor tratamento. O tratamento deve ser individualizado.

O que é Olheira?

As olheiras incomodam e devem ser tratadas de acordo com cada tipo. Existem vários motivos para a sua causa: hereditário, qualidade de vida e falta de descanso, pigmentação (presença de melanina), presença de vasos, alergias e respiração bucal.

Primeiramente, há a necessidade de diagnosticar qual é o tipo de problema em cada caso. A região dos olhos pode apresentar escurecimento da cor, e a região inferior das pálpebras pode ter uma coloração mais arroxeada ou avermelhada e aumento de bolsas.

Com o envelhecimento há um aumento das bolsas de gordura que ficam na parte inferior das pálpebras, causando inchaço na região inferior das pálpebras. A região dos olhos também pode ficar mais edemaciada em noites mal dormidas, em pessoas que apresentam retenção hídrica e em hipertensos.

Também há a presença de degrau ou vinco na região das pálpebras inferiores. Esse degrau é chamado de “tear trough” ou corredor da lágrima. Na região das pálpebras é onde notamos os primeiros sinais de envelhecimento, pois a pele é mais fina e demostra a reabsorção das estruturas com o decorrer dos anos.

Esse degrau já pode ser visto em pessoas jovens de pele fina (flacidez das pálpebras). Com o decorrer do tempo, há a diminuição de fibras elásticas e colágenas na estrutura da pele ocasionando flacidez e diminuição da espessura dérmica.

Como tratar as olheiras?

1°) Cremes manipulados ou prontos que podem reduzir as bolsas, clarear e melhorar a qualidade da pele;

2°) Preenchedor: Aplicação de ácido hialurônico nos casos em que a pessoa tem um degrau logo abaixo da parte mais escurecida. A região fica mais homogênea e clara após a aplicação;

3°) Laser ND-Yag Q-Switched fracionado e Luz Pulsada, que tratam os pequenos vasos, a coloração escura, além do estímulo de colágeno na região. Nos casos de maior flacidez, podemos utilizar o Laser de CO2 Fracionado e o Laser de Erbium nas áreas das pálpebras superiores e inferiores.

4°) Tecnologias: O Ultrassom microfocado é uma tecnologia moderna que ajuda no tratamento das rugas e flacidez na região ao redor dos olhos. A Radiofrequência é um tratamento muito utilizado para tratar a flacidez dessa região dos olhos e da face.

Temos 3 tipos de Radiofrequência: a primeira, não invasiva, onde o aparelho desliza sobre a área e o aquecimento estimula a produção do colágeno; a segunda, com microagulhamento fracionado, onde um dispositivo com microagulhas penetram na pele como um carimbo, gerando microzonas de coagulação na parte interna da pele causando retração da pele; e a terceira, invasiva aplicada com um pequeno aparelho composto de uma micro cânula e um sensor de temperatura na superfície da pele – tecnologia inovadora que trata a flacidez da pele. Saiba mais.

Há casos de indicação de cirurgia plástica nas pálpebras – nos casos em que a flacidez é intensa, com maior quantidade de sobra de pele e presença de bolsas proeminentes. 

Agenda Disponível!

Entenda o segredo de mais de 28 anos de sucesso!