Unhas (micose de unhas)

Contaminação das unhas das mãos e dos pés por fungos
Dermatologia e Cosmiatria
Micose / Onicomicose / Unhas

A micose se refere a contaminação das unhas das mãos e dos pés por fungos que podem causar alteração de sua coloração, espessura, ou deixá-las defeituosas e descoladas do leito ungueal.

O que é a micose de unhas?

A micose das unhas (onicomicose), é uma doença comum que afeta de 5 a 20% da população mundial, dependendo do local. Se refere a contaminação das unhas das mãos e dos pés por fungos que podem causar alteração de sua coloração, espessura, ou deixá-las defeituosas e descoladas do leito ungueal.

Causas da micose

Onicomicose é o nome da doença que acomete as unhas, causada por qualquer tipo de fungo. Os dermatófitos são os fungos mais comumente responsáveis por causar a doença; e os fungos mais associados a infecção ungueal são o Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e Candida albicans.

Outros fungos que causam a micose são Cladosporium, Aspergilus, Epidermophyton. Todas as pessoas possuem risco de ter infecção por fungos, pois eles estão presentes em qualquer lugar do ambiente. Os locais frequentes de infecção são piscinas, academias e manicures. Sapatos apertados e traumas também podem levar a infecção, além da susceptibilidade genética, problemas de saúde e idade avançada.

Apesar de raro, a micose pode ocorrer nas unhas das mãos; mas normalmente atinge as unhas dos pés devido ao uso constante de tênis e sapatos, já que o local fica quente, úmido e escuro, favorecendo a proliferação dos fungos. A unha do hálux (primeiro dedo do pé ou “dedão”), geralmente, é a primeira a ser acometida.

Quais os sintomas da micose?

Os principais sintomas são unhas com alteração de cor; unhas espessas ou deformadas; unhas descoladas do leito ungueal, ou com manchas e linhas brancas em sua superfície; unhas deformadas, frágeis e quebradiças.

Quais os tratamentos disponíveis para micose?

Nenhum tratamento único é efetivo para todos os pacientes e há riscos e benefícios de se associar os tratamentos, por isso é importante conversar com o seu médico para checar qual a melhor indicação para seu caso.

Medicações orais são efetivas para eliminar os fungos e melhorar o aspecto das unhas, mas, elas devem ser ingeridas por aproximadamente 6-12 semanas e podem causar efeitos colaterais como dor de cabeça, dor de estômago e alteração das enzimas do fígado.

A medicação tópica é menos efetiva para tratar a unha doente, sendo aplicada diretamente na unha e em alguns casos, podendo durar mais de 1 ano. Não há efeitos colaterais significativos com esse tipo de tratamento e, muitas vezes, há falha ou recorrência. Os motivos podem ser a resistência do fungo ao medicamento usado ou por características individuais que podem dificultar a ação do medicamento.

O Laser é uma boa alternativa de tratamento que pode aumentar a eficácia do tratamento, principalmente nos casos em que o paciente faz uso de tratamento prolongado sem sucesso ou nos casos em que o paciente não pode fazer uso de medicação oral (que pode sobrecarregar o fígado).

Como o tratamento da micose a laser funciona?

Utilizamos associação de laser ablativo e não ablativo na região acometida da lâmina ungueal, que através do efeito térmico causará a danificação ou morte do organismo do fungo.

O laser Nd YAG 1064nm ultrapulsado, aprovado pelo FDA e a Anvisa, é seguro e efetivo para tratamento da infecção ungueal (onicomicose). Sua luz passa pela lâmina ungueal e pelo tecido adjacente, sendo absorvida pelo pigmento do fungo, levando a um aquecimento do mesmo, que mata ou danifica o organismo do fungo, fortalecendo as unhas. Na mesma sessão, associamos o laser ablativo, que ocasionará aquecimento e microperfurações na lâmina ungueal, possibilitando que substâncias fungicidas penetrem profundamente (“drug delivery”) através dos canais.

O tratamento de laser para micose de unha deve ser feito em várias sessões e o número de sessões depende de cada caso. Antes do tratamento as unhas devem estar sem esmalte, e durante a aplicação pode ocorrer a sensação de aquecimento e calor que dura poucos segundos. Imediatamente após a aplicação do laser, as unhas podem ficar quentes por alguns minutos, e o paciente pode voltar a suas atividades imediatamente. Como as unhas dos pés crescem lentamente, é esperada uma melhora total da unha em até 1 ano.

A experiência clínica tem mostrado que a aplicação do laser Nd YAG 1064nm ultrapulsado em unhas das mãos sem micose, também melhora as unhas frágeis e quebradiças.

Além disso, é importante orientar:

  • Secar bem as unhas acometidas após o banho. Procure utilizar um secador de cabelos;
  • Logo após o uso, deixe os sapatos em local arejado. Evitar usar o mesmo sapato no dia seguinte;
  • Evite usar sapatos fechados. Dê preferência ao uso de meias de algodão;
  • Corte e cuide das suas unhas com frequência.

Agenda Disponível!

Entenda o segredo de mais de 28 anos de sucesso!